Mário Jorge da Silva Neto, filho do primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, foi nomeado ontem, pelo actual Chefe de Estado, João Lourenço, Administrador não Executivo do Conselho de Administração da Empresa TAAG-EP.
Nascido a 9 de Novembro de 1959, Mário Jorge é o primogénito de Agostinho Neto, considerado um dos pais da independência e primeiro Presidente da República de Angola, entre 1975 e 1979.
Descrito como reservado e discreto, Mário Jorge Neto é engenheiro aeronáutico, licenciado na Roménia, e manteve-se sempre afastado da política. Mestre em Ciências Aeroespaciais, por Los Angeles, foi docente na Universidade Agostinho Neto. É ainda administrador não Executivo da Fundação Dr. António Agostinho Neto.
Dos três filhos do ex-presidente Agostinho Neto, só Irene Neto ocupou um cargo de referência no país, sendo vice-ministra das Relações Exteriores para a Cooperação.
Na Assembleia Nacional, Irene Neto, chefiou a sétima Comissão que trata questões de Saúde, Família, Infância, Juventude e Desportos, Antigos Combatentes e Acção Social.
Nesta legislatura, Irene Neto pediu a exclusão do seu nome na lista dos candidatos a deputados do MPLA para as eleições de 23 de Agosto. O MPLA inseriu o nome sem uma consulta prévia.
Também como administrador não executivo, João Lourenço nomeou o irmão do ex-presidente da República, José Eduardo dos Santos, Luís Eduardo dos Santos, antigo delegado da TAA em Lisboa Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário