Etiquetas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Morreu “computador humano” que fez a NASA chegar à Lua

Morreu ontem, aos 101 anos, a matemática Katherine Johnson, uma figura importantíssima no desenvolvimento do programa espacial norte-americano, tendo participado na missão que levou o Homem à Lua, papel que foi reconhecido em 2016 com o filme 'Hidden Figures' ('Elementos Secretos').
"Recebemos com pesar a notícia da morte da matemática celebrada em 'Hidden Figures' Katherine Johnson. Festejamos os seus 101 anos de vida e homenageamos o seu legado de excelência, que derrubou barreiras sociais e raciais", escreveu a agência espacial norte-americana (NASA) no Twitter.
Katherine Johnson, re-corde-se, foi condecorada com uma Medalha Presidencial da Liberdade pelo ex-presidente Barack Obama, em 2015. A contribuição de Katherine, assim como de muitas outras mulheres afro-americanas, para o programa espacial norte-americano foi levada ao grande ecrã com o filme ‘Hidden Figures’ (‘Elementos Secretos’, 2016), que conseguiu três nomeações aos Óscares de 2017: Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Actriz Secundária.
Quando subiu ao palco dos Óscares, para apresentar um prémio com os actores de 'Hidden Figures', Katherine recebeu uma ovação de pé.

Sem comentários:

Enviar um comentário